sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Lixo ou Arte???




Hei que me deparo com uma linda escultura de um carro, numa travessa da Av. Europa.
Me despertou a atenção o material utilizado: lixo. Lixo? Como assim lixo?
Sim, isso mesmo. Lixo retirado das ruas e caçambas, voltando 'as ruas em forma de arte.

Uma bonita reflexão... Pois enfim, o que fazer com o lixo produzido pelo homem?

E imagine que a quantidade não deve ser pequena. Como que magicamente o lixo produzido em casa desaparece aos nossos olhos indo parar em lixões, bueiros, rios, lagos e mares.

Fiquei chocada outro dia quando descobri O Lixão dos Mares, ou também conhecido como A Grande Mancha de Lixo. Dizem que as correntes marítimas formam como se fosse um redemoinho e por isso que grande parte do lixo depositado nos mares vai párar lá. Fica situada a 2.000 km do paraíso Havaí, entre o arquipélago e a Califa. Seu tamanho já se aproxima de 680 mil quilômetros quadrados, ou o equivalente a Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santos somados.

E como tudo está interligado, o entulho plástico despejado pelo homem nos mares mata a cada ano mais de um milhão de pássaros e mais de cem mil mamíferos marinhos, e a sua entrada na cadeia alimentar representa alto risco para a saúde humana.

Veja só o que aconteceu com esta tartaruga, que quando bebê ficou presa dentro de um cilindro de ferro.







Fica aqui minha sugestão por uma vida sustentável e para levantarmos a reflexão do que pode ser feito para reverter este quadro maléfico.


Confira também o trabalho da dupla talentosa de artistas Pado e Rodrigo Machado no blog deles: http://www.urbantrashart.blogspot.com/

Para maiores informações sobre o lixão do mar, acesse o link da revista Planeta Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário