quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Bienal de São Paulo: sob a ótica de V Amores

"Há sempre um copo de mar para um homem navegar" - segundo os curadores, o verso do poeta Jorge de Lima sintetiza o que se busca da 29o. edição da Bienal de São Paulo: afirmar que a dimensão utópica da arte está contida nela mesma, e não no que está fora ou além dela.
Logo, dentro do nosso universo particular, recorri a minha amiga V Amores, artista das mais talentosas que eu conheço e que está também trabalhando nesta edição da Bienal, para fomentar nosso desejo de arte. Pedi a ela que indicasse quais seriam os 3 hitparades sob sua ótica.

Número 1) David Claerbout - The Algiers’ Sections of a Happy Moment
"simplesmente lindo morrer, de cortar os pulsos"
David é belga e nasceu em 1969. Influenciado pelo filósofo Gilles Deleuze (1925-1995), investiga em suas narrativas a natureza do tempo, intercalando imagens fixas com imagens em movimento.

Número 2) Antonio Vega Macotela - Time Divisa
"virei fã de carteirinha, ele simplesmente vira e fala: "eu acho q arte pode sim mudar o mundo". sem comentários"
Nascido na Cidade do México em 1980, Antonio Vega Macotela visita o universo das penitenciárias para construir a obra Time Divisa. Ao total são 365 trocas, uma para cada dia do ano, simbolicamente entendidas como um ciclo de vida. Realizava do lado de fora da cadeia um pedido e, em contrapartida o detento executava um projeto artístico dentro da cela. Os objetos, desenhos, cerâmicas, vídeos e colagens deram origem a obra exposta na bienal.

Número 3) Alessandra Sanguinett - Las aventuras de Guille y Belinda y el enigmático significado de sus sueños
"uma das coisas mais poeticas e tragicas que eu ja vi na minha vida"
Alessandra Sanguinett é fotógrafa nascida em Buenos Aires. No entorno rural desta grande cidade habitam as primas Guilhermina e Belinda, em cuja as vidas foram fotografadas por Alessandra, retratando os desejos e metamorfoses identitárias a partir da encenação lúdica e cotidiana de cenas e fantasias transformistas e misteriosas.

Confira, a Bienal vai até 12 de Dezembro.
Confira também o blog da V, está multi artista, mega talentosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário